Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

CETESB autua empresas por forte odor em bairros de Paulínia


 A CETESB autuou a Petróleo Brasileiro S.A. e a Usina Açucareira Ester S.A., exigindo providências para cessar as emissões e para impedir novas ocorrências de dispersão de odores na atmosfera, deixando de causar inconvenientes ao bem-estar público. A reportagem do AGORA Paulínia questionou o órgão no fim de agosto após receber várias reclamações sobre o forte odor, que se disseminou pelo ar em dezenas de bairros.

A Agência Ambiental de Paulínia, entre os dias 20 e 24/08/2023, registrou 133 reclamações da população, reportando incômodos decorrentes da percepção de substâncias odoríferas na atmosfera na área urbana de Paulínia. Para a investigação das origens das emissões das substâncias odoríferas, técnicos da Agência Ambiental de Paulínia fizeram análise das reclamações, avaliação das condições meteorológicas e inspeções.

Após a realização destes trabalhos, a CETESB identificou duas fontes distintas de emissão das substâncias odoríferas, percebidas nas áreas urbanas de Paulínia, localizadas na região nordeste do município, a saber, UTDI - unidade de tratamento de despejos industriais da REPLAN - Refinaria de Paulínia e a área de cultivo de cana-de-açúcar, sob responsabilidade da Usina Açucareira Ester S.A., a nordeste da área urbana de Paulínia.

A CETESB informou que autuou a Petróleo Brasileiro S.A. e a Usina Açucareira Ester S.A., exigindo providências para cessar as emissões e para impedir novas ocorrências de emissão de odores na atmosfera, deixando de causar inconvenientes ao bem-estar público.

“Esta Companhia dará continuidade às ações de fiscalização, em relação aos empreendimentos, em atendimento à legislação ambiental. Estamos à disposição para outros esclarecimentos”, informou.

Novas denúncias sobre irregularidades ambientais podem ser registradas pelos canais eletrônicos de comunicação com a população – Fale Conosco ou pelo número 08000- 113560 (no período noturno e aos sábados, domingos e feriados).

Fonte: Jornal Agora Paulínia

Tecnologia do Blogger.