Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Por que o CPF é tão importante na sua vida e quais os cuidados que você precisa adotar no seu dia a dia?


 O CPF é um cadastro pessoal e intransferível necessário para todas as pessoas físicas que moram no Brasil ou para quem tem bens no país, mesmo residindo fora. O órgão responsável pelo CPF é a Receita Federal, o mesmo que utilizamos para fazer declaração de imposto de renda. O CPF é composto por 11 dígitos e, a partir do momento em que uma pessoa faz o registro, esse número te acompanha por toda a vida.

O cadastro pode ser feito pela internet, no portal do governo: https://www.gov.br/pt-br ou pessoalmente, em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Um dos principais documentos brasileiros e sem ele não é possível realizar muitas operações, como por exemplo tirar carteira de trabalho.

O CPF é tão importante que o Governo Federal decidiu torná-lo em documento único, substituindo as cédulas de identidades e demais documentos.

Por que criminosos praticam golpes usando CPF

Por ser tão importante, ele é também alvo de criminosos que tentam usá-lo de forma indevida para aplicar golpes Os golpistas muitas vezes visam obter ganhos financeiros ilícitos por meio de transações fraudulentas, abertura de contas bancárias falsas, obtenção de crédito em nome da vítima ou acessando informações bancárias.

O uso de CPF de terceiros permite realizar atividades ilegais de maneira mais discreta e dificulta a identificação e rastreamento por parte das autoridades. Isso aumenta a probabilidade de escapar da responsabilidade legal. Com o aumento das transações online, os criminosos aproveitam para realizar golpes na internet.

O uso de CPF de terceiros facilita a criação de identidades falsas em plataformas online, facilitando fraudes em compras, leilões virtuais, entre outros. Ao obter informações pessoais, como o CPF, os criminosos podem se passar pela vítima para realizar diversas atividades fraudulentas, como abrir contas, solicitar cartões de crédito ou obter serviços em nome dela.

Em alguns casos, o uso de CPF de terceiros pode estar relacionado a atividades de lavagem de dinheiro, para tentar dissimular a origem ilícita de fundos, ocultando-os por meio de transações financeiras aparentemente legítimas. Também pode ser associado a tentativas de evasão fiscal, para ocultar ganhos ilícitos e evitar o pagamento de impostos.

Por isso é importante, em caso de alguma fraude, ter uma assessoria jurídica para lhe ajudar a resolver imediatamente o problema. O Dr. Antônio de Pádua Saraiva, do portal avozdoconsumidor.adv.br (11) 95219-3816, detalha abaixo algumas dicas importantes sobre o assunto:

Como se proteger de uma fraude de CPF?

Parcelamento de compras, assinaturas de serviços e produtos, aplicativos de delivery. É, não tem jeito, o cartão de crédito é usado para muitas compras e de várias formas e, por isso, mesmo, possui vários mecanismos se segurança. Olhando assim, parece difícil ser vítima de fraude, mas os golpistas agem para enganar os clientes fazendo com que eles mesmos entreguem seus dados.

Para os golpes, vale de tudo, e-mail de loja, promoções em redes sociais e ligações para convencer os clientes a fornecerem dados e informações. Mas com algumas dicas simples, você pode se proteger e evitar fraudes.

Como proteger seu CPF para não cair em golpes?

As notícias de novas formas de golpes utilizando o CPF se multiplicam e é comum estarem nos noticiários. Por ser um documento tão importante, o CPF acaba sendo também um alvo de fraudes que causam dor de cabeça e transtornos financeiros para as vítimas. As tentativas de golpes chegam por e-mail, SMS, WhatsApp, redes sociais e até mesmo em correspondências em nossas casas.

Abaixo, você confere dicas importantes de cuidados para proteger seu CPF.

1 - Deixe seu CPF sempre perto de você
2- Desconfie de testes e promoções na internet
3- Confira sites de compra
4 – Atenção a e-mails e mensagens de alerta
5 – Golpes de prêmios em dinheiro
6 – Monitore seu CPF

Fonte: avozdoconsumidor.adv.br

Tecnologia do Blogger.