Anúncio 680 x 110 px

Como driblar a desmotivação no trabalho?


De acordo com uma pesquisa feita pela SERAP – consultoria organizacional de São Paulo, 75% dos participantes disseram estar menos motivados hoje do que estavam anteriormente e 60% disseram que só fazem o mínimo para manter o emprego. O que fazer então? Qual a solução para essa situação que é um dos maiores problemas a serem administrados pelos gestores nas empresas?

Desmotivação é a consequência de uma necessidade insatisfeita do indivíduo. Algo que ele deseja, mas não tem. E isso lhe causa um grande incômodo, uma pressão que chamamos de desmotivação. Por isso, o importante não é driblar a desmotivação, porque mesmo driblada ela continuará lá fazendo pressão sobre a pessoa e, mais cedo ou mais tarde, voltará a pressionar e a desmotivação continuará.
Não para driblar, mas para superar essa situação só existe uma solução: descobrir qual a necessidade insatisfeita que está pressionando a pessoa naquele momento e levando a essa falta de motivação e realizar ações que possam suprir essa necessidade. Por exemplo: se o problema da desmotivação é causado por um salário baixo, que não permite que a pessoa atenda a suas necessidades básicas e as da sua família, ele precisa fazer algo para que possa ganhar mais. Se isso não é possível na sua função deve tentar mudar de função. Talvez para isso ele deva adquirir novas habilidades ou conhecimentos através de estudo ou treinamento, explica Luiz Eduardo Gasparetto, professor de Recursos Humanos da USCS.
Sigam Portal MP no Twitter: @MPaulinia
O que é importante é lembrar que motivá-lo é uma tarefa que não pode ser terceirizada para outra pessoa, e normalmente nesse caso o escolhido é o chefe. Nem seu chefe nem ninguém poderá realizar essa tarefa porque uma pessoa não pode motivar outra pessoa. Somente o próprio, que está passando por essa fase de desmotivação, é que poderá detectar qual a necessidade insatisfeita que o está pressionando e tomar medidas para satisfazê-la.

Para saber mais sobre o assunto, converse com a nossa fonte.
Cida Bucater - Professora de diversos cursos de especialização em Recursos Humanos e Administração na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Estácio e Unifae.
Administradora, com especialização em Especialização em RH e MBA em Tecnologia da Educação na FAAP e Master em EAD. Há mais de 15 anos como Sócia-Diretora da Bucater & Associados - Consultoria e Treinamento, atuando em projetos de consultoria, de análise de potencial, ministrando treinamentos e palestras, nas áreas comportamentais e administrativas.
Luiz Eduardo Gasparetto - Professor de diversos cursos de especialização em Recursos Humanos e Administração na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Estácio e Unifae.
Formado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda de SP e em Direito pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Diretor da SERAP - Consultoria em Desenvolvimento Organizacional. Foi coordenador de cursos da ABTG – Associação Brasileira da Indústria Gráfica, responsável pela criação e implantação da Escola de Aprendizes Gráficos e da Escola de Jornaleiros da Editora Abril.

Para mais informações:
ASSESSORIA DE IMPRENSA - PÓS-GRADUAÇÃO USCS
CANCIÓN PRODUÇÕES - Fabiana Cardoso
Fone: (11) 9.8280 4489 (TIM)
fabiana@cancionproducoes.com.br | fabiana.cardoso@gmail.com
Fanpage: www.facebook.com/posgraduacaouscs
Fanpage: www.facebook.com/cancionproducoes

Pós-graduação em Gestão Estratégica de pessoas
http://www.posuscs.com.br/curso-de-pos-graduacao-presencial/mba/17/mba-em-gesto-estratgica-de-pessoas/370
Pós-graduação em MBA
http://www.posuscs.com.br/curso-de-pos-graduacao-presencial/mba/17
Pós-graduação em Recursos Humanos
http://www.posuscs.com.br/curso-de-pos-graduacao-presencial/recursos-humanos/97

Atendimento ao público

Tel.: (011) 3262 - 4128 | 4239 - 3255
Central de atendimento USCS: 0800 767 87 27
Todas as áreas: http://posuscs.com.br/
SOBRE A USCS

Desde sua fundação, a USCS tem como um de seus compromissos básicos o de não restringir sua atuação ao interior do campus universitário. Na visão da instituição, sempre foi - e continua sendo - fundamental interagir com a comunidade e estender também a ela os benefícios gerados pela academia.
Tome-se, por exemplo, a atuação no campo da cultura. A promoção de atividades abertas à comunidade sempre esteve ligada à trajetória da USCS. Teatro, Música, Literatura, Cinema e outras formas de expressões artísticas encontram respaldo em um programa de extensão especialmente desenvolvido para atender suas especificidades: a Cultura e Universidade. Entre outros destaques, compõem este programa as diversas montagens realizadas pela Cia Grite/USCS de Teatro, que se consolidou como um dos mais ativos e reconhecidos grupos de teatro da região do Grande ABC
Também merecem destaque os serviços oferecidos à comunidade no âmbito dos cursos de graduação. Os atendimentos realizados no Centro Clínico de Saúde Integral (que reúne as Clínicas e Laboratórios da área de Saúde), a Assistência Jurídica realizada por professores e estudantes de Direito, os projetos desenvolvidos pelos estudantes inscritos no Programa de Apoio a Entidades Sociais, entre outros, trazem em seu gene a diretriz de aperfeiçoar a formação dos alunos, oferecendo também à comunidade a possibilidade de engrandecimento.
No que se refere à Pesquisa, a Universidade conta com os estudos desenvolvidos nos Programas de Mestrado e Doutorado em Administração e Mestrado em Comunicação, todos recomendados pela CAPES.
Outra importante ferramenta que contribui para o debate e a disseminação de conhecimentos é o Laboratório de Regionalidade e Gestão, que por meio de professores, estudantes e representantes da comunidade do Grande ABC e de São Paulo, desenvolve pesquisas com o objetivo de integrar a sociedade civil, universidades, instituições públicas, privadas e outras organizações não-governamentais.



Compartilhar Google Plus

Autor Roger Dance

Sou criativo, polêmico, autodidata por natureza e político por opção. Meus ideais de uma sociedade justa e igualitária estão no sangue. Sejam bem vindos a minha vida e ao mundo da informação dos bloggers.