Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

#POLUIÇÃO - Replan é multada em R$ 1 milhão por causa de vazamento



A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) multou a Replan (Refinaria do Planalto Paulista), localizada na região norte de Paulínia, em R$ 1 milhão, por causa de um vazamento de gás e fumaça preta, que ocorreu na quarta-feira (01).

De acordo com o Sindpetro, duas unidades da refinaria ainda estão paradas, em razão do acidente. O vazamento durou cerca sw dez horas e a fumaça preta podia ser vista de qualquer ponto da cidade.

No auto da infração consta que a Petrobrás deverá adotar providências adequadas para impedir a emissão de poluentes na atmosfera e comunicar à Cetesb quaisquer situações que provoquem ou possam provocar emissões de poluentes.

Também é mencionado que a Petrobrás deverá revisar os procedimentos operacionais da refinaria, assim como o Plano de Ação de Emergência e o Plano de Gerenciamento de Riscos, apontando as falhas que resultaram na parada abrupta.

Segundo a refinaria 95% do processo está normalizado e não haverá desabastecimento de gasolina.

RECLAMAÇÕES
A dona de casa Eliana Magalhães, 35 anos, moradora do São José, contou que ficou assustada. "Tenho problemas respiratórios e senti a mudança na qualidade do ar. Tomará que tudo seja resolvido rápido", disse na ocasião.

Também em nota, no dia do vazamento, a Petrobrás informou que houve uma falha operacional, já controlada, que levou à parada das unidades de processo, "provocando a variação da chama da tocha, um dos sistemas de proteção e segurança da refinaria".

A estatal informou ainda que "não houve danos às pessoas nem às instalações e que está trabalhando para normalizar a situação".


Tecnologia do Blogger.