Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Noites mal dormidas estão ligadas ao risco de hipertensão, depressão e queda de imunidade


Falta de sono pode ainda provocar alterações de humor, dores de cabeça, falta de concentração e de libido além de dores musculares

São Paulo, agosto de 2015 – Quem nunca teve aquela sensação de corpo quebrado após uma noite em claro? Seja por sofrer de insônia ou simplesmente porque a rotina está exigindo mais tempo acordado, muita gente não consegue dormir o suficiente para descansar o corpo e a mente. O problema é que, em longo prazo, a ausência de sono pode desencadear sérios problemas a saúde.

“O sono reestabelece as funções metabólicas e hormonais, sendo imprescindível para a bom funcionamento do corpo e especialmente do sistema imune. Além disso, dormir é uma necessidade fisiológica, e nos proporciona grande parte do equilíbrio físico e psíquico para lidar com os desafios do dia a dia”, afirma Dra. Myrna Campagnoli, especialista em endocrinologia que integra o corpo clínico do Lavoisier Medicina Diagnóstica.
Sigam Portal MP no Twitter: @MPaulinia
A falta de sono pode provocar alterações de humor, dores de cabeça, falta de concentração, redução da libido e dores musculares. Com o tempo, se o individuo continuar sem dormir adequadamente pode ter danos mais sérios, como ganho de peso, envelhecimento precoce, queda da imunidade – predispondo a infecções -, depressão, ansiedade, hipertensão arterial e aumento dos riscos cardiovasculares.

O sono adequado permite a redução dos níveis de cortisol e adrenalina e o aumento da melatonina, o que proporciona sensação de relaxamento e bem estar. “Durante o sono, os processos metabólicos ocorrem de forma harmônica, reduzindo os níveis de pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, reduzindo o metabolismo e os níveis de estresse”, lembra a endocrinologista.

Ainda de acordo com Dra. Myrna, para evitar prejuízos para a saúde, a pessoa deve tentar dormir ao menos 6 horas todos os dias, de preferência durante a noite. A qualidade do sono também é importante, já que interrupções podem reduzir os benefício do mesmo. “Nem todas as pessoas têm a mesma necessidade de sono. Algumas pessoas sentem-se bem com apenas 4 horas de sono, outros, precisam de 10 horas. O importante é encontrar o seu ponto de equilíbrio”, alerta a médica.

Em alguns casos, a má qualidade do sono também pode ser consequência de doenças, por isso é importante se atentar à frequência com que essas noites mal dormidas acontecem e buscar orientação médica, caso ocorram frequentemente.

Abaixo, a especialista traz algumas dicas para melhorar a qualidade do sono:

·         Prefira uma alimentação leve durante a noite, pobre em gorduras;

·     Controle o consumo de álcool e cigarros, pois ambos podem gerar euforia, dificultando o sono;

·        Deixe a iluminação do ambiente mais fraca e favoreça a ventilação para que o ambiente não fique abafado durante a noite;

·     Evite praticar atividades físicas perto da hora de dormir; Dra. Myrna Perez Campagnoli 10 de agosto de 2015;

·       A leitura antes de dormir pode ajudar na indução do sono, mas prefira livros e evite e-books, tablets e smartphones. A intensidade da luz das telas estimula a retina, que por sua vez manda para o cérebro informações equivocadas, para que este permaneça alerta e acordado.

Sobre o Lavoisier 

O Lavoisier foi criado há 60 anos em São Paulo e atualmente conta com cerca de 80 unidades de atendimento na Grande São Paulo. Considerado referência em medicina diagnóstica, realiza exames clínicos e de imagem com qualidade, confiança, credibilidade e conveniência. A marca conta com o programa Lavoisier Popular, cujo objetivo é facilitar o acesso das camadas populares aos exames e garantir saúde para toda a família.

O Lavoisier, Laboratório da Família Brasileira, é certificado OHSAS 18001, ISO 14001 e ISO 9001, College of American Pathologists (CAP) e National Glycohemoglobin Standardization Program (NGSP), além de acreditado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (NGSP).

 Para mais informações acesse: www.lavoisier.com.br



Tecnologia do Blogger.