Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Crianças da 5ª série da Rede Municipal de Ensino de Paulínia lançam livro no Theatro Municipal


Aos 11 anos, Kayky Lucas Alves de Oliveira pôde comemorar o lançamento de seu primeiro livro. Kayky é um dos 1.228 alunos da Rede Municipal de Ensino de Paulínia que, na última quarta-feira, dia 15 de novembro, estrelaram o evento de lançamento da obra "O que deu na telha", escrita e ilustrada por eles. 

"É muito legal ver o livro pronto. Sempre gostei de ler, mas publicar o livro fez essa vontade aumentar", conta Kayky, aluno da 5ª série da EMEF Yolanda Tiziani Pazetti.

Realizado em três diferentes sessões no Theatro Municipal de Paulínia, o lançamento do livro atraiu aproximadamente 3 mil pessoas, entre alunos, professores e familiares. Com um sorriso estampado no rosto, o pai de Kayky, Kleber Eduardo de Oliveira, revela a alegria em ver o nome do filho estampado em uma obra de literatura infantil.

"Estamos muito felizes com essa iniciativa da Prefeitura. Fazer com que nossas crianças aprendam a se relacionar com a arte e a cultura de maneira mais próxima vai, sem dúvida, gerar grandes frutos. Afinal, a leitura é ferramenta fundamental para o desenvolvimento de nossos filhos", afirma Kleber.

Com brilho nos olhos, Pedro Henrique Pinheiro Cardoso, também de 11 anos, conta que o livro será dado de presente para a avó, de 76 anos. "Tenho certeza que ela vai ficar muito orgulhosa", diz.

Lançado pela Editora Adonis, a criação da obra foi viabilizada por meio de uma parceria firmada entre a Editora e a Prefeitura Municipal de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Durante o lançamento, o prefeito Dixon Carvalho agradeceu e elogiou a equipe envolvida no projeto. "Quero parabenizar a equipe da Secretaria de Educação e ressaltar a importância deste projeto. Estimular o hábito da escrita e da leitura em nossos jovens e crianças é fundamental para elevar o nível cultural de nossos alunos e, assim, avançarmos cada vez mais", afirmou.

O prefeito ressaltou ainda que a Administração tem como meta trabalhar para que a Educação de Paulínia se torne referência em todo o país. "Nosso objetivo é fazer com que a Educação de Paulínia seja referência. E eu garanto, se não for a melhor do Brasil, será uma das melhores".

O Deu na Telha - Uma obra escrita por muitas mãos,  "O que deu na telha" reúne a produção literária dos 1.228 alunos dos quintos anos da rede municipal de Paulínia.

Em suas 128 páginas, o livro apresenta produções coletivas de gêneros variados de 12 escolas de Ensino Fundamental da rede. Dividida em cinco capítulos, a obra destaca a preocupação e a consciência dos estudantes em relação à preservação dos recursos naturais e do planeta. Eles arriscam-se na linguagem poética e tratam dos mais diversos temas. As ilustrações produzidas pelos alunos também são destaque no livro.

A atividade, que culminou na publicação do livro O que deu na telha, teve início com a visita ao projeto "Como nasce um livro?", desenvolvido pela Editora Adonis, em agosto deste ano. Os alunos conheceram de perto todas as etapas e os profissionais envolvidos na tarefa de dar vida ao livro e foram incentivados a escrever suas histórias com a ajuda dos professores em sala de aula.

O que deu na telha foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Paulínia, por meio do trabalho de Ana Rita Maioli Martins, Cristiane Regina Pavioti e Maria Cecília da Silva Tambaxe Cardoso, e coordenação de Carine Barcellos Sant'Ana.
Tecnologia do Blogger.