Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Câmara discute coronavírus e homenageia Saúde


Os impactos do coronavírus no município foram o principal tema da 6ª Sessão Ordinária, nesta terça-feira,
19. Os vereadores retomaram os debates legislativos quinzenais, suspensos desde 25 de março para evitar a propagação da doença. Os encontros serão virtuais, por enquanto.

Muitos parlamentares usaram a palavra para relatar ações tomadas pela Prefeitura nas últimas semanas, comentar casos críticos em comércios locais e cobrar medidas para a retomada da economia. Durante a sessão, foi apontado que a pandemia já casou queda de R$ 27 milhões na arrecadação aos cofres da cidade (valores equivalentes a quase 25% do total).

Foram aprovadas, por unanimidade, quatro moções ligadas ao assunto: pesar pelas vítimas do coronavírus (vereador Flávio Xavier-Podemos) e congratulações aos profissionais da saúde do Estado (vereador Danilo Barros- -PL); aos trabalhadores da rede pública municipal (vereadora Fábia Ramalho- -Podemos) e a todos os diretamente ligados no enfrentamento à Covid-19 (vereador Fábio Valadão-PL). Valadão sugeriu ainda medidas urgentes de auxílio aos autônomos, comerciantes, empresários e artistas locais que vêm sofrendo efeitos econômicos, além de meios para impedir cortes no fornecimento de água e energia elétrica em casos de famílias carentes

devedoras. Já o vereador Edilsinho Rodrigues (Solidariedade) propôs adicional de risco ou abono temporário aos funcionários públicos que atuam na linha de frente. QUARENTENA De acordo com Marcelo Souza (PSB), o decreto municipal sobre a quarentena depende de um comitê responsável por combater a Covid-19. Ele disse ser necessário estudar formas de flexibilizar a reabertura do comércio.

O presidente da Câmara Municipal, Antonio Miguel Ferrari, o Loira (DC), e o vereador Manoel Filhos da Fruta (Solidariedade) também defenderam a volta gradual das atividades econômicas. José Soares (Republicanos) comentou a importância das doações de igrejas e pediu a reabertura de missas e cultos de todas as vertentes religiosas, com cuidados próprios: uso de máscara, distância adequada e álcool em gel para os participantes. A 6ª Sessão Ordinária apresentou 60 Indicações (sugestões à Prefeitura e outros órgãos públicos) e aprovou 31 Requerimentos (cobranças de informações ou medidas).

Tecnologia do Blogger.