Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Teste rápido para Covid: entenda como funciona


O teste rápido é um tipo de testagem imunológica que tem por finalidade encontrar, no corpo humano, anticorpos específicos para o vírus. Com ele, é possível detectar a parcela da população que já teve contato com o vírus e se tornou imune ou foi assintomática, auxiliando o processo de mapeamento. Contudo, não tem função de diagnóstico, como esclarecido pela própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A partir do procedimento denominado imunocromatográfico, o exame detecta a quantidade de dois anticorpos (o IgG e o IgM) que o organismo produz quando entra em contato com um invasor. De acordo com informações da Anvisa, um teste rápido positivo indica que a pessoa teve contato recente com o vírus, por isso tem anticorpo IgM: ou já teve covid-19 e está se recuperando ou já se recuperou, por isso tem, no sangue, o anticorpo IgG.

Mesmo assim, a Anvisa pondera que o resultado positivo pode indicar que o examinado teve contato com outros tipos de coronavírus, e não o SarsCoV-2. Isso seria um caso de “falso positivo”. Em caso de resultado negativo, significa dizer que a pessoa não tem anticorpos contra a covid-19. Considerando que esses anticorpos só surgem em quantidade detectável dias depois da infecção, o exame só tem significância após esse período.


Tecnologia do Blogger.